sexta-feira, outubro 27, 2006

Sindicatos satisfeitos com mestrado obrigatório para novos professores

"Sindicatos satisfeitos com mestrado obrigatório para novos professores
27.10.2006 - 14h33 Lusa

Os sindicatos do sector da educação mostraram-se hoje satisfeitos com a proposta do Governo que obriga os candidatos a professores a terem um mestrado de acordo com as novas regras do Processo de Bolonha.

"Para melhorar a qualidade do ensino há a necessidade efectiva de tornar os cursos em mestrados à luz de Bolonha", disse à Lusa Carlos Chagas, da Federação Nacional do Ensino e Investigação (Fenei).

Em declarações à Rádio Renascença, o secretário de Estado da Educação, Valter Lemos, disse que o Ministério vai alterar as regras para a habilitação à docência, obrigando os novos professores a ter de tirar o mestrado segundo as regras de Bolonha, como adianta a edição de hoje do PÚBLICO."

Fonte: Publico online citando a Lusa

Todos sabiamos que mais tarde ou mais cedo isto vai ser aplicado a maioria das áreas, da enfermagem às engenharias, passando pela arqueologia.
Como todos também sabiamos a questão de Bolonha vai acabar por se assumir numa espéce de retorno ao modelo de bacharelato/licenciado, transformados em licenciado/mestre. A designação do grau em Inglaterra (afinal um dos países modelo da reforma) já continha em si isso mesmo: Bachelor's. O grau seguinte? Master. Coincidências? É óbvio que não.
Já agora vejam o artigo na Wikipedia (em inglês) que contém já informação sobre o processo de Bolonha.

Sem comentários: