quinta-feira, maio 18, 2006

Ordenamento do Território

"Apostar nas metrópoles

O coordenador da equipa que elaborou o PNPOT, Jorge Gaspar, catedrático de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, defendeu ontem uma aposta em grandes centros urbanos, com o consequente desenvolvimento de recursos, como forma de melhor enfrentar desafios actuais. E deu como exemplos bem sucedidos o peso da metrópole parisiense em França e o caso da Dinamarca, que “é um dos países mais bem ordenados e nunca esteve preocupada com o facto de um terço da sua população viver na capital”.
Enumerou também as principais dificuldades sentidas na elaboração do documento, que é o primeiro programa deste tipo e “não tem equivalente noutros países”.Além disso, considerou que o mandato para elaboração do documento era “excessivamente pormenorizado” e queria “colocar tudo” neste programa. Outro aspecto criticado foram as vicissitudes ligadas a um projecto decidido em 1999, lançado em 2002 e que passou por cinco governos."

Fonte: Publico online

O tema das Jornadas de Gestão do Território deste ano é a Desertificação. Não era a minha primeira escolha enquanto tema, mas de facto vem mesmo a propósito (honra seja feita ao Luiz, que deu a ideia).
O programa está já dísponivel aqui
Acompanhei o esforço que tem vindo a ser feito em locais como Mação, para fazer frente ao abandono e à desertificação, lutando contra incêndios, falta de investimento, ou o envelhecimento da população.
Na mesma altura em que a União Europeia tenta travar o fenómeno, existe quem em Portugal defenda um outro modelo de desenvolvimento.
Creio que a posição do Professor Fernando Gaspar não parte do nada. Segundo se afirma parte-se de estudos de apoio à decisão desenvolvidos ao longo de um certo tempo.
É um bom tema para debater de um modo informado. Esperemos que em Tomar se abra um pequeno espaço para isso, nesta iniciativa que pertence ao nucleo de estudantes de gestão do território.

Sem comentários: