quinta-feira, janeiro 06, 2005

Leroi Gourhan

Devido à cadeira de Materiais Arqueológicos e Etnográficos, redescobri Leroi Gourhan.
A minha primeira aproximação ao autor deveu-se a Domingos Cruz, que foi meu professor de Origens do Homem em Coimbra.
"Os caçadores da Pré-história" e "Religiões da Pré-história" foram duas das primeiras obras que adquiri enquanto estudante.
Não era fácil. O 1º ano foi-me difícil do ponto de vista económico, por razões familiares diversas.
Comprar livros era uma matéria de escolha bem ponderada. Começava por requisitar na Biblioteca e só depois, se convenciam de facto, é que comprava no máximo 5 livros por ano, que eram parte de uma seriação de todas as cadeiras.
Foi Leroi-Gourhan que me lançou para o espirito crítico em arqueologia. Aliás foi depois de ter lido "As religiões da Pré-história" que fiz o meu primeiro trabalho universitário "O Homem de Neanderthal não era canibal" (o titulo poderia ter sido bem melhor, mas enfim).
Foi aí que descobri o início da citação e da recensão crítca. Da leitura de artigos científicos e de outras obras. Comparar, estudar, enfim toda a panóplia que faz parte o estudo.
Hoje Leroi-Gourhan é um autor diferente para mim. Conheço-lhe o jeito da escrita, bem como algumas ideias básicas (Tendência, facto). O seu intuito maior era magnífico. Passava por um estudo e recolha global, de tudo o que havia sido feito pelo Homem. Não era a Cultura Material (tão aproveitada por vezes para definir outros circulos). Era mais do que isso. Era o estudo do Homem através dos seus vestígios. Há aqui uma diferença que pode escapar aos menos avisados.
Alguém que realizou fichas e desenhos dos diferentes instrumentos e engenhos com que se deparou. Que tentou criar um sistema de análise, Pai das cadeias operatórias. Que esquematizou o Gesto (Percussão arremessada obliqua...)
Leroi-Gourhan lembra-me afinal do que é isto que fazemos. Porque não escapamos ao que somos: ocidentais modernos. Se somos arqueólogos, lamento mas enquadramo-nos numa profissão que nasce deste acidente. Tudo o que façamos a seguir é reflexo disto mesmo.
Isto no entanto não nos prende. Conscientes podemo-nos libertar para fazer outras coisas. Contudo é bom que de vez em quanto olhemos para o que está antes.
Perante o trabalho deste investigador, nunca vi ninguém que negasse a sua importância. É extraordinário. No entanto no meio da discussão proveniente da influência anglo-saxónica Leroi-Gourhan deixou de existir. Porquê?

1 comentário:

Anónimo disse...

"o meu primeiro trabalho universitário "O Homem de Neanderthal não era canibal" (o titulo poderia ter sido bem melhor, mas enfim)."

Achei piada ao titulo.

cmpts
Luciano Machado