sexta-feira, janeiro 07, 2005

CAA em Acção

Pois é amigos o CAA 2005 está em acção.
Para quem não conhece ainda, o CAA (Computer Applications in Archaeology) é a maior conferência em aplicações informáticas e quantitativas à arqueologia.
E não é que este ano se vai realizar em Portugal!!!!! Sim a conferência internacional !!!!
O objectivo é sacudir aqui com o burgo e ver se damos um salto não só epistemológico mas também tecnológico e metodológico.
Parece incrível mas até agora só temos uma comunicação portuguesa. A proeza deve-se à empresa Hipocausto.
Então malta ?! Onde é que estão esses exemplos de ponta? Onde é que param esses projectos empreendedores e inovadores em Arqueologia??
A conferência tem um espírito porreiro, aberto, onde todos os que chegam de novo são bem acolhidos. É sem dúvida uma lufada de ar fresco.
Se poderem publicitem esta causa, por todos os meios.
Está na hora de acordar!!!!
O lema da conferência de Tomar vai ser: “The world is in your eyes”. Estará????

História

Já agora e para que vejam de que vai isto, conto-vos como conheci este meio.
Em 1997 enquanto estava em Madrid com uma bolsa Erasmus, descobri na Biblioteca do Museu Nacional, um livro vermelho da BAR cujo o titulo era “Proceedings of the Computer Applications in Archaeology Conference”.
Sempre fui um desses tipos que quase nasceu agarrado ao teclado (ai meu ZX81).
Pois bem, sentei-me e abri aquilo. Foi como se tivesse aberto a arca do tesouro, com o brilho das páginas a reflectirem na cara.
Era tudo aquilo que uma pessoa podia imaginar em termos de aliar computadores, electrónica e arqueologia. O campo era tão vasto.
Depressa descobri os outros volumes da conferência. Foi…
Logo decidi que tinha de ir lá. Tinha de ir ver aquilo. E não é que no ano seguinte ia ser aqui mesmo ao lado em Barcelona!!
Foi em 1998. Lá fomos. A proeza deve-se essencialmente à Alexandra que conseguiu um dinheirito para financiar a excursão. 14 horas de autocarro depois e eis nos em Barcelona.
Não é que estavam lá mais portugueses. O João Muralha (que tínhamos conhecido naquele Verão na nossa 1ª campanha de Castelo Velho) e a Mila Simões de Abreu (que tínhamos conhecido exactamente nas mesmas circunstâncias).
Foi melhor do que alguma vez pensámos. Tão bom que repetimos a dose em 2000 em Ljubljana (Eslovénia). Dessa vez já levávamos não uma mas duas comunicações (o trabalho de seminário da Alexandra e o Templo de São Cucufate em 3D). Correu muito bem, apesar daqui dos putos terem metido a pata na poça e terem trocado as sessões (estão a imaginar a cara da malta de 3D quando viram uns bonequinhosque nós dizíamos serem agentes semi-inteligentes lol). A Alexandra chegou a ser nomeada para melhor comunicação e choveram convites para irmos fazer o Doutoramento lá fora.
Que mais se pode dizer de uma malta tão porreira, que nos recebeu tão bem. E entretanto lá temos continuado a ir. E a conhecer mais portugueses que vão desenvolvendo trabalho nesta área (Olá Alexandrino).
A história continua agora com o realizar do sonho de um dia podermos organizar este acontecimento fantástico, cá em Portugal.

Sem comentários: