sábado, setembro 23, 2006

Stonehenge - Landscape

 
A relação do monumento com todo o seu entorno é...
Foi um previlégio poder contactar com o grupo que está a coordenar o ""Stonehenge riverside project".
Uma das primeiras coisas que me veio à mente é o sentido do famoso texto de Ingold (1993) "The Temporality of Landscape".
Esta é paisagem retrata como poucas o modo como a vida se desenrola como monumentos que surgem num mundo, revelando coisas, num jogo extremamente interessante. O modo como os "barrows" se relacionam com Stonehenge, com o Cursus, com a Avenue. É mesmo muito interessante.
Depois temos o verde sempre presente, que nos reporta para um elemento natural, dando a falsa impressão de que a paisagem é permanente, que se manteve assim verde, desflorestada.
Outro texto absolutamente presente é o de Barbara Bender (1998). A questão da construção do lugar (o sentido de construção que empreguamos aqui não se relaciona com uma "building perspective" mas antes com uma "dwelling perspective e é desenvolvido num texto a publicar muito próximamente, vide nomeadamente Ingold 2000, ou a recente publicação de Jorge et alii 2006)).
Sem dúvida que esta visita foi fundamental para afinar e consolidar certas ideias.

Referências:

BENDER, B. (1998) Stonehenge: Making Space. Oxford: Berg
INGOLD, T. (1993) The temporality of landscape. World Archaeology 25 (2), 152-74.
Idem, (2000) The Perception of the Environment. London: Routledge.
JORGE, V. O. et alii (2006) Aproaching Prehistoric Architectures of Western Europe from a Dwelling perspective. JIA 8 Porto:ADECAP Posted by Picasa

Sem comentários: