quarta-feira, setembro 27, 2006

O Sindicato

Na discussão que prossegue no archport (que acho extremamente interessante, independentemente da qualidade dos textos ou dos argumentos esgrimidos, pois ilustra o estado em que estamos) começam a surgir várias queixas sobre o modo como os trabalhadores são tratados pelas empresas, ganhando forma a ideia de um sindicato.
Acho uma excelente ideia. Muito melhor do que a ideia de uma “Ordem” ao melhor estilo corporativo, que no fundo serve, como todas as ordens, para proteger uma série de interesses instalados, promovendo o controle, ou seja o poder de uns.
Para os mais preocupados com a questão da existência de “autorizações de trabalho”, ou “carteiras profissionais”, relembro por exemplo o funcionamento do Sindicato dos Jornalistas.
Uma das coisas que mais me impressiona na fúria controladora da Ordem é a sua vontade de sobreposição ao Estado de Direito. Por exemplo as Ordens sobrepõem-se ao direito do Estado de validar cursos. O que se passa nas Engenharias é paradigmático.
Parece-me que a ideia do Sindicato de Arqueologia é extremamente interessante. Diria “Avante”, mas poderia ser mal interpretado politicamente. Assim, que força com isso. Avancem.

Sem comentários: