terça-feira, novembro 13, 2007

DCC++ (Exhibition)

Dos meus amigos da Altart (Cluj, Romenia)




The AltArt exhibition at Culturescapes speaks about the evolution of romanian digital society. It presents the DC++ phenomenon in Romania arguing that while the administration's efforts to meet EU standards stumbled in social evolutionism, the combination of technological development and illiteracy in permission culture "beamed up" the romanian internet generation to face the very issues of contemporary virtual social space - e.g. producing remix culture or playing gift economies. This is framed - specific to the romanian context - by a romantic manner in tackling self-representation or telling private from public space - as illustrated by the selected collection of cultural artefacts collected from public DC++ hubs.

More on the exhibition: http://bareshare.blogspot.com/.

sábado, setembro 01, 2007

Lived archaeology

"Archaeology , in so far as it is a science, is a science which must be extended into the living an must indeed itself be lived if it is to partake a proper vitality."

pg. 17

Wheeler, M. (1954) Achaeology from the Earth, Middlesex: Penguin books

domingo, junho 17, 2007

Á deriva?

Durante algum tempo segui à distância a questão da descoberta de um barco e o tesouro que teria sido descoberto pela empresa Odissey perto de Gibraltar.
Tenho sempre alguma atenção quando se trata deste tipo de discussões mediáticas. Sei bem como são os media e como a avalanche pode causar mais problemas do que soluções.
O próprio clima de "descoberta" não ajuda.
Esta notícia fez com que mais uma vez se falasse sobre as famosas empresas privadas de "caça ao tesouro" que exploram os sete mares. É um tema problemático, sobretudo num país como o nosso em que a crise levou a uma completa reformulação no modo como a Administração gere o Património.
Em Espanha todo o caso gerou uma enorme polémica, a Portugal chegaram os ecos da história. E se ele estivesse em águas portuguesas? Não se tratava de um cenário completamente impossível. Ele aliás foi levantado quando se afirmou que o navio não se encontrava em águas espanholas.
O recente desmantelamento de uma série de instituições em Portugal na área do Património é preocupante. Ele resultou de vicissitudes várias em que somos todos pródigos. Vou voltar um pouco atrás na história.
A criação de um organismo e Portugal que tutelasse o património arqueológico deriva de toda a problemática do Côa. Mas isso não aconteceu apenas devido à mediatização do Côa e à mudança de políticas que o governo Guterres tentava criar. Há um problema de fundo que era expresso naquilo que era o programa da Comissão Instaladora. Esse problema era (e ainda hoje é) o facto de não se conhecer o que existe em termos de Património arqueológico a nível nacional. A estratégia de inventariação do então IPPAAR estava comprometida por falta de meios, de vontade política, e de muitas outras razões. Uma das principais premissas do IPA seria a de fazer face perante o problema.
Vou passar por cima de toda a novela que marcou a história curta do IPA. Também não quero entrar aqui em polémicas sobre o IGESPAR. A minha preocupação fundamental é a de saber como o Estado português está a agir na área do Património. Aquilo que se pede num país com poucos recursos é que exista o básico. No caso penso que o navio bate no fundo quando o património se encontra a saque. Aí é quando o Estado falha completamente.
Entre uma estratégia que garantisse a investigação e outra que garantisse a inventariação (o que não é inconciliável) a política do Património em Portugal debate-se sempre com um problema essencial, que é a falta de verbas e a canalização das mesmas para este ou aquele lugar.
Para além da espuma dos dias (das polémicas mais ou menos mediáticas, com afirmações mais ou menos ao sabor das correntes) fica uma postura de Estado sobre o que é essencial em determinadas áreas. A Ministra da Cultura espanhola agiu bem quando tentou salvaguardar os direitos do Estado espanhol. Em Portugal o Estado português agirá bem se obtiver as mesmas garantias (não tem de imitar, tem é de salvaguardar).
Naturalmente que não se fazem omeletes sem ovos. Sem especialistas em determinadas matérias Portugal vive na dramática situação de seguir a corrente. Somos a periferia da Espanha que se foi apetrechando de meios (a nacionalidade e o Património em Espanha...). Esta história serve de exemplo. O Estado espanhol seguia de perto a actividade desta empresa, etc etc.

Há ainda uma questão para a qual penso que importa reflectir, que é na questão "Polémica". A polémica é também uma participação cívica. Ela surge sob a forma de um activismo mais ou menos esclarecido. No meio dela existe claro a confusão da opinião. A emissão da opinião torna complicado que se abordem determinados temas. Afinal as opiniões valem o que valem. Mas castrar a opinião seria ainda pior.
Certas polémicas assumem-se como verdadeiros linchamentos públicos. Penso que isso revela uma questão dialéctica relativa à transformação das relações de poder. Para perceber isso tínhamos de voltar atrás a Hegel. Penso que esse retorno à leitura de Hegel vai acontecer mais cedo ou mais tarde.

O facto de nos interessarmos por determinados assuntos não nos pode tornar autistas face ao mundo. Penso sempre na distinção do Heidegger entre Autêntico e Inautêntico. Apesar de queremos alcançar o "pensar" (a tarefa do pensar) a verdade é que estamos sempre a cair no dia-a-dia. Tropeçamos nele sempre. Mas é também da nossa responsabilidade aproveitar as deixas que o dia-a-dia nos trás. Afinal ele também pode ser um enorme argumento para que se possa pensar.

sexta-feira, junho 15, 2007

Zdeněk Burian



Ainda Zdeněk Burian
Fonte: http://www.zdenekburian.com

Zdeněk Burian



Cresci como quase todos educado pelas ilustrações do checo Zdeněk Burian. A minha imaginação está repleta destes desenhos que ilustram ainda hoje livros e enciclopédias.

quinta-feira, junho 07, 2007

Technology - Dreadmill/Necromedia



Acho que vale a pena juntar à discussão: Dreadmill project and Necromedia.
Acompanhem a performance (vem depois da introdução inicial com imagens).
Voltamos claro a Heidegger. Na performace relembra-se a ligação do Gestell com Skeleton (o esqueleto).
Acho que estamos a abrir caminho para uma boa discussão. Alguém quer entrar?

quarta-feira, junho 06, 2007

O arriscar de se fazer um podcast


powered by ODEO

No início digo várias vezes blog quando quero dizer podcast. Mas com a voz e com a tecnologia que estou a utilizar não se podem emendar palavras como num texto. Ou se refaz tudo, ou está tudo lá. Como uma emissão de rádio em directo. Por enquanto é algo que quero explorar.
Afinal antes do vídeo a radio teve stars em directo.

Podcasting - Gardel


powered by ODEO

Fonte: Carlos Cardel's Tangos in Mp3

"Mi Noche Triste:

Percanta que me amuraste
en lo mejor de mi vida
dejándome el alma herida
y esplin en el corazón,
sabiendo que te quería,
que vos eras mi alegría
y mi sueño abrasador...
Para mi ya no hay consuelo
y por eso me encurdelo
pa olvidarme de tu amor.

De noche cuando me acuesto
no puedo cerrar la puerta
porque dejándola abierta
me hago ilusión que volvés.
Siempre traigo bizcochitos
pa tomar con matecito
como cuando estabas vos...
Y si vieras la catrera
como se pone cabrera
cuando no nos ve a los dos.

Cuando voy a mi cotorro
lo veo desarreglado,
todo triste, abandonado,
me dan ganas de llorar,
y me paso largo rato
campaneando tu retrato
pa poderme consolar.

Ya no hay en el bulin
aquellos lindos frasquitos
adornados con moñitos
todos de un mismo color,
y el espejo esta empañado,
si parece que ha llorado
por la ausencia de tu amor.

La guitarra en el ropero
todavía esta colgada;
nadie en ella canta nada
ni hace sus cuerdas vibrar...
Y la lámpara del cuarto
también tu ausencia ha sentido
porque su luz no ha querido
mi noche triste alumbrar.

Para ir:"


Fonte: Tango Tour