terça-feira, fevereiro 06, 2007

Arqueólogos portugueses participam na descoberta das habitações de Stonehenge

"Quatro arqueólogos portugueses participaram na descoberta dos vestígios de oito habitações que estão ligadas ao complexo de Stonehenge, numa colaboração resultante de um projecto conjunto entre universidades inglesas e portuguesas, financiado pelas Acções Integradas Luso-Britânicas.

De acordo com Gonçalo Cardoso Leite Velho, do Departamento de Território, Arqueologia e Património, do Instituto Politécnico de Tomar, “a mesma equipa inglesa, que esteve na origem desta fantástica descoberta, esteve em Portugal para participar nas escavações da colina monumental de Castanheiro do Vento (Horta do Douro, Vila Nova de Foz Côa)”. Esta foi uma intervenção que se desenrolou por dois meses contou com a participação de uma equipa com mais de cem pessoas, “desenvolvendo-se numa escala invulgar para o nosso país”, conta o especialista.

Ainda segundo Gonçalo Velho, esta cooperação entre os investigadores “tem vindo a dar frutos e irá continuar”. Para o próximo ano os portugueses (ligados à Faculdade de Letras da Universidade do Porto e ao Instituto Politécnico de Tomar) irão regressar a Inglaterra, desta vez para intervir em Stonehenge, assim como se prevê o regresso dos investigadores ingleses, mas com uma equipa reforçada e de maior dimensão.

De acordo com Gonçalo Cardoso Leite Velho, “Portugal tem-se vindo a destacar no estudo das arquitecturas pré-históricas (conduzindo inclusive diversos projectos europeus nesta área). O estudo dos recintos monumentais do Norte de Portugal está na origem de uma escola reconhecida a nível mundial”.

A apresentação dos resultados da participação nas descobertas de Durrington Walls será feita no próximo dia 22 de Fevereiro na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Imagem: http://www.bouletfermat.com/backgrounds/ "

Fonte: CienciaPT.net - Joana Vidigal Leal

Parece que a nossa equipa foi notícia hoje em vários meios de comunicação...

http://jn.sapo.pt/2007/02/06/cultura/portugueses_ajudam_importante_descob.html
http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=770212&div_id=291
http://www.cienciapt.net/noticiasdesc.asp?id=14509
http://www.rtp.pt/index.php?article=269377&visual=16&rss=0

2 comentários:

Anónimo disse...

Isto também faz falta... mediatismo para promover uma classe e uma disciplina. Parabéns.

pedrinha rolante disse...

É de notícias destas que Portugal precisa, pode ser que comecem a olhar mais para o nosso património e a dar-lhe o devido valor !Parabéns à equipa portuguesa (e à inglesa também) :)

pedrinha rolante