segunda-feira, junho 14, 2004

Entrada 1

Muitos dos que me conhecem podem ter ficados supreendidos com o poema. Também eu fiquei. Saiu, ou seja escapou para aqui para o ecrã.
Olá Mundo é um dos primeiros passos da informática. Quem aprende a programar, começa exactamente por aqui.
Eu comecei por um ZX81 com 8kb de memória. Lembro-me ainda de ficar entusiasmado e orgulhos, frente às palavras "Olá Mundo" escritas no ecrã da televisão.
Pela primeira vez era eu quem mandava nas imagens que passavam naquele electrodoméstico.
Foi assim que me deixei maravilhar pelo computadores.
A descoberta da rede foi uma coisa diferente. Estavamos em 1995 e eu tinha ido de Erasmus para Madrid. Tinha tido contacto com terminais VX através de alguns amigos meus de informática. Sabia o básico: telnet: etc etc etc.
Através do ecrã negro, com palavras a uma cor, entrava numa sala, para conversar. Eram os talkers. O tempo do "Esgoto".
Tinha-se de ir ao centro de Informática da Universidad Complutense (que reune qualquer coisa como 120.000 alunos) e esperar na fila a vez de conseguir um lugar em frente a um monitor. Desciamos as escadas para a sub-cave, uma sala com mesas, monitores, teclados e pessoas. Era o básico para comunicar.
Cá em cima dois Macs LC estavam práticamente ao abandono. Impressionante. Eram eles que tinham a capacidade de navegar, mas o que as pessoas queriam naquele meio era comunicar.
Um dia subi, sentrei-me em frente ao Mac, abri o Netscape (2.1 ou coisa que o valha) e digitei "www.publico.pt". E lá estavam as imagens que faziam o jornal. As noticias, as histórias, o Guterres e o Sampaio juntos na marcha contra a Droga.
Eram assim os primeiros dias da Rede...

2 comentários:

Anónimo disse...

correção: o zx81 tinha 1kb de memoria e não 8
ass:

o utilizador do zx

Gonçalo Leite Velho disse...

É verdade.
Tinha 1Kb!!
Como o tempo passa...