terça-feira, agosto 29, 2006
Progresso em meados de Agosto
Em meados de Agosto estavamos nesta situação. A Este tentavamos entender o emaranhado de estruturas que ligavam com as três linhas de murete descobertas anteriormente. Nessa mesma area já o ano passado haviamos encontrado uma grande área de combustão.
A Oeste seguiamos o desenvolvimento de mais uma linha de murete com os elementos a que já nos habituamos: murete, bastião, entrada, estrutura em bacia.
Já conseguiamos antever que a aposta para esta campanha seria ganha. Mesmo com menos meios o ritmo mantinha-se.
Lajes em xisto mosqueado
The Brits
Em inícios de Agosto tivemos a visita de alguns amigos de Inglatera: (na foto da esquerda para a direita temos) Lesley McFadyen, Colin Richards, Mark Edmonds, Julian Thomas.
Não é possível transmitir aqui o que foram estes dias, a informação, as ideias que circularam entre nós. Foram conversas numa oportunidade única, que se deu também graças ao trabalho do João Muralha, que desenvolveu o projecto das acções luso-britânicas.
E o nosso intercâmbio com Inglaterra não para aqui. Uma pequena equipa portuguesa irá escavar em Durrington Walls, no complexo de Stonehenge. Será de 11 a 18 de Setembro (logo a seguir ao congresso da UISPP). Depois postaremos algumas fotos aqui no blog.
Bastião "R"
Estruturas em bacia
Uma Entrada
Na linha de murete entre o bastião "Q" e "S" encontramos esta entrada colmatada com uma série de blocos e com três estelas em xisto mosqueado. Esta jogo de textura e cromático com a colocação de diferentes tipos de xisto, é semelhante ao encontrada em Castelo Velho onde eram utilizadas lajes do chamado "Santo Xisto".
Zona difícil
Na imagem podemos ver uma fase intermedia dos trabalhos nesta zona que se veio a revelar-se tanto de difícil como de interessante (os dois termos tendem a acompanhar-se).
A dificuldade provem do completo preenchimento do espaço a Norte, com uma série de pedras de média dimensão que tornavam difícil a percepção das estruturas existentes.
Na foto podemos ver como o murete continuava em direcção e leste, esperando nós que ligasse de alguma maneira com algumas das linhas de murete conhecidas anteriormente.
Podemos também ver uma estrutura circular, anexa ao murete (A Elisa - uma rapariga de calças vermelhas - cruza esta estrutura).
Castanheiro do Vento - Agosto
Retomamos a informação sobre a escavação de Castanheiro do Vento.
Á medida que a campanha avançou, o número de pessoas aumentou e o próprio trabalho tornou-se mais exigente. Assim passou a ser difícil divulgar aqui o que ia acontecendo.
Mas mais vale tarde que nunca e agora que a campanha de 2006 acabou, divulganos a informação em jeito de balanço.
Na foto podemos ver os trabalhos na zona Nordeste, na tentativa de encontrar a ligação entre o murete encontrado a Norte e as linhas de murete, já conhecidas das campanhas anteriores, a Este.
Subscrever:
Mensagens (Atom)