terça-feira, agosto 29, 2006

Progresso em meados de Agosto

 
Em meados de Agosto estavamos nesta situação. A Este tentavamos entender o emaranhado de estruturas que ligavam com as três linhas de murete descobertas anteriormente. Nessa mesma area já o ano passado haviamos encontrado uma grande área de combustão.
A Oeste seguiamos o desenvolvimento de mais uma linha de murete com os elementos a que já nos habituamos: murete, bastião, entrada, estrutura em bacia.
Já conseguiamos antever que a aposta para esta campanha seria ganha. Mesmo com menos meios o ritmo mantinha-se.

Lajes em xisto mosqueado

 
Eis uma foto da passagem entre o bastião "Q" e "S". Podemos ver as lajes em xisto mosqueado e o modo como estavam quebradas, no interior da colmatação.

The Brits

 
Em inícios de Agosto tivemos a visita de alguns amigos de Inglatera: (na foto da esquerda para a direita temos) Lesley McFadyen, Colin Richards, Mark Edmonds, Julian Thomas.
Não é possível transmitir aqui o que foram estes dias, a informação, as ideias que circularam entre nós. Foram conversas numa oportunidade única, que se deu também graças ao trabalho do João Muralha, que desenvolveu o projecto das acções luso-britânicas.
E o nosso intercâmbio com Inglaterra não para aqui. Uma pequena equipa portuguesa irá escavar em Durrington Walls, no complexo de Stonehenge. Será de 11 a 18 de Setembro (logo a seguir ao congresso da UISPP). Depois postaremos algumas fotos aqui no blog.

Bastião "R"

 
No seguimento para oeste, encontramos uma linha de murete, desenvolvendo-se em primeiro plano o bastião "R".

Estruturas em bacia

 
No interior do bastião "Q" encontramos um conjunto de estruturas em bacia, construídas numa série de aneis concentricos. Mais uma vez encontramos um paralelismo com Castelo Velho, nomeadamente pela presença de pequenos nichos.

Uma Entrada

 
Na linha de murete entre o bastião "Q" e "S" encontramos esta entrada colmatada com uma série de blocos e com três estelas em xisto mosqueado. Esta jogo de textura e cromático com a colocação de diferentes tipos de xisto, é semelhante ao encontrada em Castelo Velho onde eram utilizadas lajes do chamado "Santo Xisto".

Zona difícil

 
Na imagem podemos ver uma fase intermedia dos trabalhos nesta zona que se veio a revelar-se tanto de difícil como de interessante (os dois termos tendem a acompanhar-se).
A dificuldade provem do completo preenchimento do espaço a Norte, com uma série de pedras de média dimensão que tornavam difícil a percepção das estruturas existentes.
Na foto podemos ver como o murete continuava em direcção e leste, esperando nós que ligasse de alguma maneira com algumas das linhas de murete conhecidas anteriormente.
Podemos também ver uma estrutura circular, anexa ao murete (A Elisa - uma rapariga de calças vermelhas - cruza esta estrutura).

Castanheiro do Vento - Agosto

 
Retomamos a informação sobre a escavação de Castanheiro do Vento.
Á medida que a campanha avançou, o número de pessoas aumentou e o próprio trabalho tornou-se mais exigente. Assim passou a ser difícil divulgar aqui o que ia acontecendo.
Mas mais vale tarde que nunca e agora que a campanha de 2006 acabou, divulganos a informação em jeito de balanço.
Na foto podemos ver os trabalhos na zona Nordeste, na tentativa de encontrar a ligação entre o murete encontrado a Norte e as linhas de murete, já conhecidas das campanhas anteriores, a Este.